sábado, 2 de julho de 2016

Portugal dia 180

Regresso a casa!!

Chamamos casa a muito mais do que a construção, porque na verdade nem à nossa antiga casa voltamos, pois ja alguem a habita que nao nos... mas sentimos que estamos de volta a casa!!! a que casa?

Regresso a toda esta envolvente à qual chamamos casa, talvez mais correto seja lar, e que é constituido por muito mais que espaços, sao claro está as pessoas, nao so os corpos, mas as expressoes, as gargalhadas, os insultos proferidos, o sentido de humor alinhado. sao os gestos e os cumprimentos, a palmada nas costas, o gosto de ti pra c****. sao os dois beijinhos no ola e mais dois na despedida quando se trata de mulheres, porque ainda temos diferenciaçao de trato! é o como é?, o tá tudo?, o aquele abraço, ou o simples xau. é o xau à laura quando o espanto chama, ou o libertador fodasse, quando algo corre mal! é o palavrao sem maldade dito no meio da frase quando a confiança é um ingrediente da conversa. é o manda vir... porque alegria e boa disposição nao se pode desperdiçar.

sao os jantares e os cafes tomados com varias companhias. ver as expressoes conhecidas e perceber sem falar. é alegrar-nos por vermos contentes os outros com quem criamos ligações de proximidade. é abraçar sem medo de estar a ultrapassar limites, é gozar até para la do limite sem isso interferir na a amizade. é seguir os amigos sabendo que o caminho seria o mesmo se fossemos nos a decidir. é voltar a companhia de cada amizade como se fosse ontem que nos tivessemos visto pela ultima vez.

é visitar os lugares normais que tantas estorias nos trazem... é conta-las e relembra-las uma e outra vez, porque ja lembramos mais do que criamos. é matar saudades da sande do guedes, da francesinha seja ela onde for, dos assados da mama, da cabidela unica no mundo. é voltar a beber vinho bom, barato por sinal, cerveja fresca e viva! é pagar menos de uma fortuna para jantar num restaurante ocidental. é percorrer as ruas da cidade com alegria de ela estar cada vez mais bonita mesmo que nada tenha mudado.

é visitar familia e conviver a mesa. ficar horas falando de nada, do passado e de discussoes sem conclusao. é rever as avos e ver como estao tao iguais a quando partimos. é abraçar e agradecer aos pais uma vida de alegria.

é voltar a falar de futebol, discutir o que nao tem discussao, insultar pelo simples prazer do insulto sem que isso tenha maldade. é ver capas de jornais desportivos que nada dizem. é começar a preparar cachecol e camisola para uma nova epoca, porque irracionalidade é precisa e 90 minutos por semana não é assim tanto.

é no fundo abraçar tudo o que temos de mais importante e que nos tem acompanhado e sentir que nos somos aquilo!

e assim fica muito facil regressar!!!

mas preparemos ja a proxima saida... para saber o quanto é bom ter uma casa à qual chamamos nossa!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário