quinta-feira, 30 de junho de 2016

Hong Kong dia 178

Dia de transição, de fecho, de balanço, de recolher lembranças e preparar açoes, dia para fechar um capitulo e preparar a mente para o inicio de outro. Para isso é preciso deixar tudo fechado, bem fechado, bem lacrado, nao so para nao ter de voltar a assuntos mas tambem para que tudo o que foi vivido nao fuja e fique bem guardado nas varias memorias... nas de gigabytes mas tambem nas de neuronios.

Chegado a Hong Kong ha que matar saudades das proibições chinesas, nao que sejam importantes, mas porque o fruto proibido é o mais desejado, la percorremos o facebook, os googles e afins... ouvimos musica no youtube e atualizamos o blogger... ja estamos livres das proibições, na nossa opiniao, economicas, chinesas.

depois foi tentar fechar capitulos, um por um... mas nao sem antes... cancelar mais um cartao de debito!!!! perdi o cartao e assim ja vao 3 cartoes em 4 meses! bela media!!:) mas pelo menos ate ver nao houve qualquer movimento...

portanto, atualizar blog, preparar posts finais, passar fotos, selecionar as que estao em falta, e preparar o fecho definitivo deste diario que me acompanhou durante 6 meses e a quem devo muita da alegria... a ele e aos seus impulsionadores, que na sua inocencia e porque nao no seu interesse de acompanhar o bem estar do progenitor, acabaram por criar um gosto, um escape e uma inspiração para o viajante que assim, sem falar foi contando o que sentiu! valeu papa e mama! porque sempre assim foram e porque tambem assim sempre disse, fica o carinho de uns demosntrado nas palavras infantis do outro.

depois fechar contas, validar gastos, analisar a dimensao da tragedia!:) reanalisar razoes de desvios, validar movimentos bancarios e encerrar o ficheiro, qual base de dados, qual controlo... um verdadeiro companheiro diario... nao fosse o excel o melhor amigo do auditor e do ex-auditor!!:)

quanto a contas ha ainda que rever valores a receber, pedir reembolsos em falta e validar pedidos pendentes, procurando nao ter de voltar a estes trabalhos.

terminado tudo, ha ainda tempo para ler um pouco, descansar porque a aurora foi as 4:15 e esperar pela noite que esperamos que traga um Portugal na maxima força! nos, ca estaremos para apoiar!






quarta-feira, 29 de junho de 2016

Chengdu dia 177


Ler… parar a leitura e contemplar o movimento das pessoas, ouvir as vozes, imaginar pensamentos interpretar silencios idealizar futuros criar ideias estupidas e rir-se delas. Cumprimentar desconhecidos sorrir a cada transeunte ouvir musica desconhecida prestar atencao a conversas que não se entende pensar no passado presente e futuro criando mais duvidas que certezas, imaginando regras para as quebrar. Nao ter horas relogio ou compromissos. Refletindo sobre o mundo sobre a humanidade e ao mesmo tempo estar aqui quieto e sem acao. Imaginar a justica e a igualdade mas ficar-se pelo ni hao ao próximo companheiro de mesa. Meditar em tudo sem ter de pensar em nada... como vou ter saudades disto!!! Hoje começou a despedida!


Ultimo dia de aventura... tinha decidido descansar de manha e a tarde ir ao maior templo de chengdu... mas nao!! sendo o ultimo verdadeiro dia desta aventura decidi homenageá-la fazendo aquilo q ela me proporcionou: explorar, ver, sentir, conhecer... no fundo viver e perceber como se vive. E fiz da forma como aprendi a fazer, deixando-me ir pela corrente que a massa humana das cidades cria sem qualquer desejo conjunto mas fruto de cada desejo particular, qual mao invisível, um vento invisível e forte que encaminha os corpos, e neste caso também o meu. Entrei no primeiro autocarro que parou, sai na paragem com mais gente e caminhei…. Fui sentir uma ultima vez as pessoas normais e vulgares que fazem do mundo um lugar excepcional. percorri ruas e vielas, respondi a cada palavra com um sorriso, vi jogos de cartas, lojas de tudo, preços próximos do nada, vi predios por detrás de arranha ceus, lojas sem teto, policias em cada esquina. Fugi de carros motas e bicicletas, cruzei-me com pessoas, esbarrei-me noutras. Nao tirei a camara da mochila e guardei as imagens do quotidiano na minha memoria. Perdi-me nos bairros sujos e encontrei novas avenidas. Olhei cada pessoa e cada lugar duas vezes, uma contemplando, a outra despedindo-me, levando desta forma comigo a lembranca de cada lugar e cada cidade dos ultimos 6 meses. Lugares majestosos mas tambem lugares simples. Todos! Sem que uns sejam mais importantes que outros. Sem os primeiros não veriamos a beleza dos segundos e sem os segundos nao existiriam os primeiros. foi assim a tarde. E pq amanha e sempre longe demais... ha que viver o hoje!

No final, encontrado o rumo e as grandes avenidas, eis chegado ao centro… e como que tirando a fantasia ao conto, a áurea do fantastico à realidade e saindo do tradicional rumo ao moderno... tiro a camera da mochila... sento-me num starbucks... e descrevo esta ultima aventura...

amanha já será o ultimo dia numa transicao do ontem para o amanha. Fico assim, admirando o hoje e esperando pelo amanha!





terça-feira, 28 de junho de 2016

Chengdu dia 176


Here i am, on the road again!
encontro marcado com a Katja para as 7:30 da manha, apanhar 2 autocarros e… Pandas!!!!!! J fomos a reserva de Pandas de Chengdu… apesar de ser meio zoo, acabei por gostar por 3 razoes: primeiro porque efetivamente a especie esta em risco de extinção e ver pandas selvagens é quase impossível, depois porque o lugar é impecável para os animais que tem espaço, comida e um habitat muito próximo do habitat selvagem e depois… porque eles são espetaculares!!:)) são mesmo o máximo!J estar ali ao pe deles é mesmo altamente!!! grande experiencia.

E n bastava a beleza da coisa, quando no meio de centenas de pessoas reconheço uma cara… paro por uns segundos e tenho a certeza de onde… exatamente 2 meses depois, vejo a miúda que em Cameron Highlands na Malasia estava a procurar no mapa os países por onde andava a passear com a mae… e a quem na altura tirei uma foto…. Claro que não resisti e dirigi-me a ambas… e foi muito fixe… a mae reconheceu-me logo e ficamos quase meia hora na conversa… no final ficou uma foto para recordação do reencontro com a pequena Emmie e a Yvette! O mundo é demasiado pequeno para ser tao grande!:)

E assim se passou uma bela manha… ao almoço fui experimentar um belo restaurante no centro, seguindo o conselho e a companhia da Katja, seguido de café e para ai 3 horas de conversa!!:) são as saudades de conhecer gente novaJ para o final de tarde e noite, passeio pela cidade, incluindo o parque, a zona comercial e uma zona mais tradicional… um belo dia de regresso a estrada!:)












segunda-feira, 27 de junho de 2016

Chengdu dia 175


dia de dizer ate ja e aquele abraco aos camaradas q regressam a patria! mas antes ha q esperar quase 2 horas dentro do aviao pq ao que parece existem movimentacoes da forca aerea chinesa... e portanto a aviacao comercial fica em terra a aguardar. entretantos ha que fechar as contas do saco azul q n e saco azul e finalizar o controverso ficheiro das dividas!!:)) custou mas mais acerto tecnico menos acerto tecnico ficou fechado! E agora chegados a Chengdu, com 2 horas de atraso é hora de despedida dentro do avião que a escala para os camaradas que se deslocam para Hong Kong é curta! Portanto agora sim ate amanha camaradas!

‌mas afinal ainda n foi desta. visita de estudo de putos de hong kong e mais as malas da canalha... e encontramo-nos outra vez na recolha de bagagem pq afinal n foram diretos para o novo terminal conforme planeado pela companhia aerea... agora sim... ou n... hora de café, relax e preparaçao da ida ate ao hostel e para isso maccafe... e? la estao os moços do lado de la do vidro!!! esta custosa a separaçao:))

‌mas agora sim... de volta a estrada, alone. e como se nota isso? o lugar onde fico chama-se hostel, tem 4 camas sendo q 2 sao por cima das outras 2, a casa de banho é grande e toda a gente pode entrar, vou ao supermercado e tenho moedas de centimos, planeio o dia de amanha na rececao e encontro logo companhia para o dia seguinte, pago 6 euros por noite, ando de autocarro e avanço umas dezenas de paginas do livro:))) é q chegado as 17h ja n havia muito a fazer, portanto atualizar escrita, downloads, fotos, voos, hosteis e ler.... q tb sabe muito bem!!

Quanto ao estado de espiriro ‌já se sente os ultimos dias... mas para ficar na lembranca o estilo nomada nada melhor q este final igual ao inicio...

camaradas estes dias valeram!!! mas agora fico por minha conta e risco!





domingo, 26 de junho de 2016

Tibete dia 174

Nao sabemos bem quando terminou um dia e começou outro... mas seguindo as leis horarias e consequente passagem de dia, consideramos que sendo a hora 3:00 ja se considera dia 26 de junho e consequentemente dia 174 de viagem...

Assim podemos dizer que o dia começou em grande!!! Viva Portugal!!!!! Portugal allez, Portugal allez, Portugal allez, Portugal allez!!!
Mesmo no meio das montanhas tibetanas, a 4.700 metros, cercados por gente nomada e de trabalho arduo, com a pele bem marcada da dificuldade da vida diaria, encontramos um fantastico local para ver a bola como ja dissemos... mas mais impressionante que o lugar acolhedor e impecavel, foi o facto das pessoas que la iam dormir terem mudado de lugar para que pudessemos ver a bola!!! ha realmente gente incrivel, e esta gente longe de tudo, desprovida de quase tudo o que consideramos essencial é facilmente capaz destas atitudes!! Obrigado gente do tibete!!! todos os dias foram incriveis connosco!

assim sendo marcamos despertador para as 3h! uns dormiram nas camas, outros dormitaram no sofa em frente ao Gales Irlanda do Norte, outros nem uma coisa nem outra, esta ultima na qual me enquadro... aguardando pela entrada de Portugal em campo!

depois... depois foi o que todos vimos (o futebol ja foi mais tecnico!:) ) ... sofrer, sofrer e gritar ate que os nossos conterraneos nos ouvissem o golo de portugal que nos qualifica para os quartos!!! Acredita Portugal, como diria o saudoso Peretrelo e o seu amor a Portugal! foi a loucura de 5 almas tugas a mais de 8.500km da patria as 5:30 da manha, tornando o frio de 4.700m em calor de 10 milhoes de tugas, esquecendo o cansaço e o sono e lembrando a bravura e esperança tuga!! que grande vitoria!!!

no final, tentar dormir 3 horas que as 9h temos de partir e voltar a Lhasa com mais 5:30h de viagem.... houve ainda quem tivesse a vontade e capacidade de ir ver o por do sol!:) claro esta que chegados a Lhasa o cansaço venceu-nos!:) almoço passeio por santa catarina ca da zona e descansar que isto nao da para tudo!!! eu aproveito para escrever estas palavras e relembrar com arrepios na alma o minuto 116 desta madrugada!!!







(isto aqui é China e China é China!!! Portantos acesso internet no geral nao e facil, e facebooks, twitters, youtubes e Google kaput! Incluindo o blogger que pertence à Google. Assim sendo e para não cometer muitos crimes o acesso ao blog será mais reduzido nesta estadia! Um bem haja a todos pela pacienciaJ )




sábado, 25 de junho de 2016

Tibete dia 173


Rumo ao lago namtso. Lago sagrado para os tibetanos que fica a 4.700 metros de altitude. A viagem foi feita de van e demorou cerca de 6 horas com varias paragens pelo caminho para fotografias e afins, incluindo uma a 5.190m!! já é a serio!:)

Chegados ao lago há que sentir a agua sagrada, tirar uma chapas e caminhar ao longo do belo lago. O ceu esta muito carregado, ao longe via-se grande tempestade, mas mesmo assim a paisagem é incrível!! Montanhas de varias cores incluindo o branco da neve, um lago com uma cor fantástica e um ceu que mesmo nublado é belíssimo! Para alem disso ainda encontramos uns yaks a passear com os quais fomos tentar confraternizar… mas não deu!:)

Ao final da tarde para ver um por do sol que sabíamos que não conseguiriamos, subimos uma montanha, que demora cerca de meia hora mas que a esta altitude parece que estamos a sprintar a cada minuto!!! Os nossos passos são mais pequenos dos que os de um bebe que esta a aprender a andarJ e se isso não chegasse estava um vento e um frio que em nada ajudou ao objetivo!:) mas temos de ser duros e… la fomos. e não nos arrependemos! A vista é fantástica!!! A vista sobre o lago mas tambem os montes ao longe que dao um enquadramento muito bom. E se não vimos o por do sol vimos o lago com uma cor incrível, o ceu fantástico mesmo cheio de nuvens e um vento e frio também únicos!!!!!:)) mas valeu bem a pena.

Depois… depois tivemos a sorte incrível de ter uma sala tipicamente tibetana, com lareira abastecida de merd…. De yak, cha, sofás e uma televisão para ver Portugal!!!! Portanto há que enrolar-nos em cobertores ou sentarmo-nos ao computador, ver todos os outros jogos e esperar pela “A Portuguesa”!!! Vamos Tugas!!!

 







 


 






(isto aqui é China e China é China!!! Portantos acesso internet no geral nao e facil, e facebooks, twitters, youtubes e Google kaput! Incluindo o blogger que pertence à Google. Assim sendo e para não cometer muitos crimes o acesso ao blog será mais reduzido nesta estadia! Um bem haja a todos pela pacienciaJ )

 

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Tibete dia 172


Hoje era o dia para conhecer Lhasa e os seus monumentos. Começamos pelo imponente e e incrível Potala Palace, residência dos Dalai Lama. O edifício é incrível e a sua beleza única, quer por ser construído numa montanha terminando no topo da mesma, quer pelas cores e contrastes que apresenta. A visita demorou cerca de 2h e valeu bem cada minuto… muito bom! De referir que para visitar os aposentos dos dalai lama temos tempo limitado… ao minuto!!! E no final la teve a guia que correr para chegar as 11:44h porque se atrasasse um minuto alem de pagar multa ficava varias semanas sem poder la voltar e levar turistas!! China é China!!

Depois do almoço fomos ao Jokhang Temple, o templo que circundamos ontem, mas que não podemos entrar, porque não podemos entrar em lado nenhum sem guia e consequente autorização… o templo é muito fixe e o seu interior é um local de grande devoção para os tibetanos. Tem imensas estatuas que são muito importantes para eles…e por isso é ver em cada esquina gente a orar e a agradecer. É realmente um ambiente diferente.

 

À noite fomos experimentar o karaoke tibetanoJ e como esperávamos é mais um espetáculo… para alem de voltarem a falar connosco sempre que podem, vimos um dos participantes cantar variadíssimos tipos de musica, cantando enquanto caminhava pela sala, vimos um karaoke onde não há letras no teleponto, onde existe uma banda a tocar as musicas pedidas, onde nunca se sabe muito bem o que acontece a seguir… no fundo algo completamente novo para os inexperientes ocidentais!:)

 




 





(isto aqui é China e China é China!!! Portantos acesso internet no geral nao e facil, e facebooks, twitters, youtubes e Google kaput! Incluindo o blogger que pertence à Google. Assim sendo e para não cometer muitos crimes o acesso ao blog será mais reduzido nesta estadia! Um bem haja a todos pela pacienciaJ )

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tibete dia 171



Dia de chegada a Lhasa e segundo o programa… dia livre!! e dia para ambientar aos 3.500 metros de altitude de Lhasa. Por isso aproveitamos para passear pela zona histórica, local de peregrinação onde cada tibetano deve ir pelo menos uma vez na vida e onde realmente estavam imensos peregrinos a circundar o templo fazendo as suas orações, muitos deles apos andarem muitas centenas de km. Toda esta envolvente torna esta área verdadeiramente única e muito tradicional!

Apesar de grande parte de Lhasa já ser uma cidade normalíssima chinesa, existe ainda esta zona histórica tibetana, bela e com muita tradição e características únicas… e foi ai que estivemos, grande parte do tempo…

Aproveitamos também para começar a apreciar a comida tibetana, principalmente o yak, e a conclusão é que ficamos satisfeitos…

Ao final do dia chegou mais um camarada de viagem que ira estar connosco durante a estadia no tibete: o Martin, um alemão que esta a viajar há 11 meses e que é um porreiro.


 

 



 

(isto aqui é China e China é China!!! Portantos acesso internet no geral nao e facil, e facebooks, twitters, youtubes e Google kaput! Incluindo o blogger que pertence à Google. Assim sendo e para não cometer muitos crimes o acesso ao blog será mais reduzido nesta estadia! Um bem haja a todos pela pacienciaJ )

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Tibete dia 170


Se na noite anterior não sabíamos a hora do comboio, que bilhetes teríamos e onde os iriamos buscar, continuamos sem saber!!! Mas fomos apontando para o primeiro, o das 14h e por isso fomos ao supermercado preparar-nos para 22 horas de viagem! Depois foi pressionar a agencia via sms, whatsapp e mail ate nos dizerem que afinal os bilhetes de primeira classe iam ser de segunda, que o comboio era as 14h, que não íamos todos juntos e que alguém nos iria levar os bilhetes a estação… ok, primeiro passo rumo a lhasa estava dado! 1h antes do comboio, la tivemos os bilhetes e a certeza que seguiríamos viagem!

Viagem essa que é por si so uma bela experiencia… primeiro porque ao irmos separados partilhamos os quartos de 6 com mais gente… e quem ia no comboio? Principalmente chineses e tibetanos… e muitos porque o comboio ia cheio… a cada ida ao bar pareciamos seres de outro universo tal era a perplexidade destas gentes… mas sempre simpáticas e bem dispostas… e como a viagem é longa há que levar mantimentos… MUITOS!!! E partilhar connosco foi o pao nosso de cada hora!! Foi uma experiencia muito boaJ

E como passar 22h num comboio? para mim é sempre fácil… para ai 12 a 13 horas foram a dormir!!:) o resto a conviver, comer, ver paisagem, ler e afins…

Pena foi não podermos apoiar o nosso Portugal!!! Mas ficou a intenção e simbolismo sempre presente!!
 




 
 

 





(isto aqui é China e China é China!!! Portantos acesso internet no geral nao e facil, e facebooks, twitters, youtubes e Google kaput! Incluindo o blogger que pertence à Google. Assim sendo e para não cometer muitos crimes o acesso ao blog será mais reduzido nesta estadia! Um bem haja a todos pela pacienciaJ )