segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Auckland dia 56

Era para ser um dia que começava em Honolulu e acabava em Dunedin... mas quiseram as Fiji airways que assim não fosse. O voo de Honolulu saiu com 2 h de atraso, em nadi alteraram-me a reserva... conclusão: perdi o voo de Auckland para Dunedin. Resolução; alterar voo para dia seguinte. custo: se as Fiji airways cumprirem com a palavra, nenhum, caso contrario vai custar 90 eur que foi o preço do hotel mais barato no aeroporto de Auckland!

No entanto nem tudo é mau... ao fim de 2 meses tive um quarto só para mim!!!!



domingo, 28 de fevereiro de 2016

Ponto Reflexao - 2º mes

2 meses on the road

2º mes:

O local: Macau Picchu, o lugar é mesmo incrível!

O Melhor: o espirito, a atmosfera e a cultura colombiana... há coisas que não se explicam, esta é uma delas!

O Pior: comer no Hawaii (nos USA melhor dizendo, so que em san jose tive guia!)... impossível!!!

Estado de espirito: relaxado com o tempo

Contactos com conhecidos de data longa: Filipe, Jorge e Elio de Cusco a Lima; Ana e as novas amizades para uma longa data: Jorge, Ritinha, Rita e Catarina em Lima; JIA em San Jose

Conclusao pontual ( so para me armar!:) ):

Neste segundo mês digamos que a vontade de tudo fazer adaptou-se. A energia viva, a eletricidade, o querer e a vontade de ir, de conhecer, de buscar o caminho mais que o destino, são os mesmos, estão tao vivos e despertos como antes, mantem-se alerta e ansiosos como antes. No entanto o decorrer do dia é feito de forma mais relaxada, aceitando que o tempo passa sem termos forma de não o deixar passar, aceitando que temos de ter tempo para deixar passar o tempo. Em termos práticos é aceitar que não conseguimos fazer tudo, que não podemos ir a todo o lado, que não podemos todos os dias fazer as mil e quatro coisas que imaginamos. É aceitar que iremos perder alguns pontos, que iremos deixar passar alguns momentos, não teremos visto todos os lugares nem conhecido todas as pessoas. É aceitar que o mundo é pequeno, mas mais pequeno é o tempo para os humanos, e que portanto algo ficara para trás. É ainda aceitar que este modo de vida tem também as suas rotinas, afazeres, obrigações e hábitos. E eles pedem também parte desse tempo escasso... mas neste momento vivemos bem com esse pedido, com essa necessidade. Portanto aprendemos a aceitar o tempo como ele é sem lutar contra nem sem procurar ultrapassa-lo... vivemos em harmonia e felizes para sempre!

Mas esta forma de nos relacionarmos com o tempo levanta a questão tao filosófica quanto controversa da procura constante de mais e melhor.  Se é da natureza humana, se é da transformação que os humanos fizeram da sua natureza, que por si só também se torna natural, a verdade é que a ambição e o desejo de poder, de bens e riqueza tem sido constante na historia da humanidade. Verdade será que o que guiou a historia pode não ter guiado a população, porque a historia é feita por vezes por poucos, que reis, imperadores, generais se chamavam e assim tiveram e guiaram o mundo para onde desejaram. Se as populações e as suas características tem modificado o decorrer da humanidade há uns milénios aconteceu ou a há apenas algumas décadas tem acontecido. Mas voltando ao querer, ambição e aspiração, falemos da sua aplicação ao caso concreto que a teoria de nada serve se não aplicada à pratica. Também na viagem sentimos essa inquietude do espirito, essa vontade constante de mais alcançarmos e querermos. Aqui e ali, esta e aquela pessoa, um olhar ou uma leitura mostram-nos mais lugares, mais sítios, ambientes e situações que queremos alcançar, que queremos conhecer, ver, sentir, estar. Afinal existe uma cidade ainda mais bela, um monte ainda mais bonito, uma vista mais abrangente, uma floresta mais verde ou uma festa mais tradicional. Falam-nos de lugares mais genuínos, de cidades menos turísticas, de gentes mais calorosas. E tudo isto desperta o espirito inquieto que connosco nasceu, desperta a curiosidade e a vontade de conhecer... mas depois... depois refletimos e concluímos que haverão sempre mais lugares, melhores pessoas, diferentes ambientes, pontos menos turísticos e mais genuínos... e haverão sempre porque nunca conheceremos o mundo apesar de ele ser pequeno. E isso é a beleza da vida!! Nunca conhecer tudo e sempre querer conhecer mais! é isto que chamamos viver!!

E depois de pensarmos nisso relaxamos outra vez e vivemos felizes para sempre.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Hawaii dia 55

Apesar do dia ser passado no hawaii a verdade é que a noite ja não o será... manha na praia, tarde a organizar cenas: viagens, estadias, redefinir itenerario, enviar mails, escolher fotos, etc... e noite em viagem.

À noite viagem será ate à nova Zelândia... e eis que oficialmente perco um dia, ou melhor uma noite, relativamente a Portugal, e eis que as leis matemáticas falham e o numero de dias de viagem deixara de ser igual ao dia presente menos o dia em que comecei. Esta visto a geografia é mais forte que a matemática e que o Excel. Nunca pensei!!

Assim para não cair no erro do Mr Fogg, porque o Júlio ensinou-me muita coisa, continuarei a contar os dias de forma seguida sem olhar à data em causa, portanto a seguir ao 55 vira o 56... porque efetivamente o dia 28 de Fevereiro de 2016 nunca o irei viver... paciência, será um dia a menos na vida!:)




sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Hawaii dia 54

Vida selvagem foi a temática do dia:) De manha logo pela fresca, ver as baleias que no inverno procuram as aguas quentes do hawaii ao invés das geladas aguas do alaska para dar à luz e acompanhar os primeiros momentos das suas crias... ao que parece foi um dia de sorte, tivemos 3 belas criaturas por mais de 30 minutos ao pe de nos, quer de um lado quer do outro do barco, passando e repassando por baixo do mesmo, e mais impressionante que vê-las à superfície procurando o ar necessário a qualquer mamífero, foi ver os seus corpos do tamanho do barco passear-se por baixo de nos e podermos ver todo esse ritual através da agua... muito bom!

À tarde fui ate Hanauma bay, cratera de um antigo vulcão, local aconselhado para snorkeling. E vale bem a pena, impressionante como a menos de 1 metro de profundidade existem tantos e tao grandes peixes... completamente aconselhável!!!





quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hawaii dia 53

Fui visitar o norte da ilha, lugar pacato com praias mais pequenas e igualmente belas, ou mais ainda, e onde no inverno as ondas que tornaram o hawaii conhecido aparecem...

mas hoje devido ao 31º Quiksilver in memory of Eddie Aikau - Big wave invitational, waimea bay no north shore era um mar de gente... uma verdadeira romaria, como as nossas romarias minhotas, as melhores do mundo, mas onde em vez de vinho havia cerveja; de gajos gordos, atléticos; de cantares, ondas; de carros de bois, pranchas; de presunto, burgers; de praças, praias; de chapéus, bonés; de genuíno, modernidade; no fundo em de vez de bom.... mau:) mas uma romaria sem duvida... ao longo da estrada, na praia, em redor da praia... uma romaria e esta dito!

Fica aqui um video
http://www.worldsurfleague.com/posts/182833/wipeout-reel-2016-quiksilver-eddie

quase 8 horas de Bus (por 5usd!) para cumprimentar o kelly slater e amigos (verdadeiramente) e ver as míticas ondas havaianas... valeu a pena!!! Mesmo para quem surf e curling são muito parecidos!!!


No fim de jantar estive a ouvir um pouco de musica havaiana e lembrei-me da melhor banda sonora do mundo!!:)) se calhar não é mas gostei muito e é mesmo à hawaii... fica aqui para relembrar - the descendants:)
https://www.youtube.com/watch?v=Ia7zXqDy4Tc





quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Hawaii dia 52

Depois de dia cultural... dia de trekkings!! trekking na zona este da ilha, primeiro makapuu lighthouse, uma caminhada de 2,5 km para cada lado com o pacifico a perder de vistas e algumas baleias no horizonte, depois sim um trekking: koko head trial. São 1.164 steps de uma antiga linha de comboio que sobe ate ao topo de uma cratera de um vulcão... é muito dura a subida, é verdadeiramente a pique.... doi e custa uma t-shirts completamente encharcada... se a usarem!!


(é o ponto mais alto da cratera do lado direito)

depois na cratera do lado direito estava previsto snorkeling na cratera do lado esquerdo, um dos melhores lugares de Oahu... mas a praia fechou.... evacuaram toda a gente e snorkeling, banho, praia e afins... para a próxima... o que venderam foi que as casas de banho não funcionaram e por isso tudo para fora da agua e da areia, tudo embora... fica para um dos próximos dias... com isto acabei a tarde na praia de Waikiki a relaxar...







terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hawaii dia 51


Ora Hawaii sinonimo de praia, mar, surf, sol, relax... portanto que fui fazer hoje?? visitas culturais: pearl harbor e punchbowl cemetery ou national memorial cemetery of the pacific.

O primeiro é como ir a roma e não ver o papa... portanto la fui e se Jose Hermano Saraiva fosse vivo e também la estivesse diria "foi aquiii..." que começou o fim da world war II. O segundo pela simples razão de que o cemitério esta construído numa cratera de um antigo vulcão... incrível (a fotografia obviamente não é minha pq apesar de ter asas são de anjo e não de passaro!!:) )


no final da tarde de volta a Waikiki fui ver o festival de danças tradicionais havaianas só para terminar o dia em beleza!!:)







e tb foi o dia para deixar de ser fidel... amanha começa a nova caminhada!!!




segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Hawaii dia 50

primeiro dia de Pacifico... 5 horas de san jose a Honolulu, instalar-me, decidir afazeres para a semana, compras recorrentes e passeio de fim de tarde em Waikiki para ver o por-do-sol e o pessoal todo a exercitar-se... um belo fim de tarde!!






San Jose dia 49

Silicon valley tour!!!:) Brunch em Palo Alto, visita a Stanford (isto não é uma universidade, é uma cidade e das fantásticas, alem de ser enorme, de ter uma lagoa, mil milhões e quatro edifícios, lojas, campanário, estadio, jardins bosques florestas ou la o que isso é…  é lindíssimo!!! Acho que vivia aquiJ), passeio nas bicicletas da Google, ate o sr segurança perceber que os tugas pegam em tudo mesmo que não lhes pertença e regresso a San Jose onde cada edifício tem o nome de um site da internet!!!! Estão ca todos!!!!:)
Guia? Joana!!:) Obrigado JIA!! Para quem tinha sábado e domingo de trabalho árduo na PwC… acabou por não ser muito diferenteJ. Ate daqui a 6 meses… se correr bem aos 2… no Porto!!
Entre Medellin e São Francisco, foram 23 horas de viagem, entre avião (11 horas) e esperas (12 horas), e pior que não haver wifi (bogota tem o pior wifi do mundo!) o meu computador deixou de funcionar… sim problema serio para quem depende diariamente dele… o que fazer? Vamos a Microsoft em San Jose e… eles dao um novo!!!! E o que foi preciso fazer, dizer, comprovar? nada!!! Perfeito!!!
E sim, soube bem um fim de semana caseiro… agora de volta ao estilo nomada
So para não esquecer, o seis é o primeiro numero não primo que se encontra entre 2 numeros primos, sendo que o seu dobro também é um numero entre números primos e ele próprio multiplicado pela sua metade é também um numero entre 2 numeros primos… era so isto… uma boa noite!!!




cada um cada qual - america del sur